Estúdio Roxo

Como usar as mídias sociais para humanizar sua marca

23 Ago. 2019
categoria Marketing + Web

Foi-se o tempo que atender bem o cliente era formalizar as palavras e padronizar os textos de e-mails ou das redes sociais. Não parece que ser recebido assim faz com que você se sinta mais como uma máquina do que com um ser humano, único e inestimável que você é. Você não se sente assim? Agora, como consumidor em 2019, quanto conteúdo genérico e sem vida você tolera? Nenhum, né? Basta chegar aquele e-mail marketing padrão pra você ignorar e direciona-lo pra caixa de SPAM ou receber uma copia+cola na rede social pra você se sentir desconsiderado. As empresas já perceberam essa mudança de comportamento, mas você ainda vai se deparar com isso, seja na sua caixa de entrada ou nos seus feeds sociais.

Quando você está pensando em como divulgar sua marca no ano novo, lembre-se de que o conteúdo genérico pode ser mais fácil de produzir, mas também é mais fácil de ignorar. Não tenha medo de correr riscos. Porque nada mais humano do que correr riscos e você quer sua marca cada vez mais humana, lembra?!

O consumidor moderno valoriza a intensa personalização e engajamento, e humanizar sua marca é uma ótima maneira de chamar a atenção deles. Vamos falar sobre como a alavancagem das mídias sociais para humanizar sua marca pode ajudar você a promover conexões mais envolventes com seu público-alvo.

Sua marca é uma “pessoa” nas mídias sociais? Torne-se uma.

Sabemos que isso pode parecer estranho, mas pense em como você interage com seu público on-line. Uma marca que se identifica como “pessoa” é frequentemente visto como caloroso e convidativo e é particularmente bom em interagir com os outros. Para que sua marca seja uma “pessoa” nas mídias sociais, ela precisa conquistar a reputação de ser particularmente boa em interagir (leia-se: envolver-se) com outras pessoas.

Humanizar sua marca significa dar às pessoas por trás de suas postagens permissão para serem pessoas e dar vida à voz única da marca que forjará as conexões que mantêm seus seguidores investidos. Como assim? Vamos exemplificar, mas o objetivo aqui é se aproximar dos seu público. Ofereça uma experiência valiosa nas mídias sociais e divirta-se fazendo isso.

Pense como uma marca humana (e divirta-se com ela)

Seja corajoso! Veja algumas maneiras de pensar como uma marca humana ao se comunicar com seu público-alvo em mídias sociais ou em outros canais de marketing:

– Envolva-se com outros perfis de uma forma que acenda um sentimento amigável de camaradagem. Os consumidores modernos têm que testemunhar o suficiente do que é – sempre vale a pena responder de maneira equilibrada, respeitosa, ou ao menos gentilmente humorística, às marcas, concorrentes ou pessoas que se envolvem com seu perfil.
– Use vocabulário que seja caloroso, convidativo e personalizado. Nós, seres humanos, tendemos a fazer isso – não deixamos claro que um robô está comandando o show.
– Seja humilde. Quando você cometer erros – o que você irá – possuir, rir, fazer melhor.
– Não tenha medo de postar coisas engraçadas. Quão louco você está quando vê um filhote fofo, independentemente do que seu rosto precioso está tentando vender ou comemorar?
– Mostre as muitas faces da sua marca. Compartilhe fotos de seus funcionários interagindo em seu espaço de trabalho real ou na comunidade de criação de campo de uma maneira que possa ser relatada; nem tudo que você compartilha tem que ser feito através de uma lente super profissional.
– Seja responsivo. Quando um ser humano faz uma pergunta pessoalmente, você olha fixamente para ele em silêncio ou responde prontamente? É importante manter um senso de urgência e respeito ao interagir com as pessoas on-line, então preste atenção e seja útil.
– Ouça mais do que você fala. Os humanos nem sempre são ótimos nisso, mas vale a pena tentar.

Pense como um humano, mas mantenha a mágica de marketing viva

Uma marca humana não se desenvolve apenas nas redes sociais, ela prospera nas caixas de entrada dos inscritos, nos eventos com ingressos esgotados, nas conversas diárias que as pessoas estão tendo umas com as outras. Dê ao seu pessoal algo para falar! Em seguida, use esse tom humano para se comunicar de outras maneiras, como em uma comunidade on-line ou através de uma campanha de automação de marketing (não tão assustadora). Humanizar sua marca também pode criar melhores canais de comunicação que melhorem a experiência do cliente e gerem receita.

Apenas lembre-se de manter viva a magia humana! Uma saudação genérica como apenas grita: “Não dê atenção a esse homem atrás da cortina!”, Enquanto uma saudação personalizada continua a magia do Mágico de Oz. Você pode dar a devida atenção prestando atenção ao seu pessoal e personalizando sua experiência.

Gostaria de ter seus clientes interagindo sua marca? Vem ser Roxo com a gente.

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