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BRANDING

A importância da tipografia na construção de uma identidade visual.

A tipografia desempenha um papel crucial no design da identidade visual de uma marca.

Definido como “arte ou processo de configuração e organização das letras” – a tipografia em seu logotipo pode ser tão impactante quanto um gráfico. Grandes exemplos de marcas que utilizam logotipos baseados em tipografia são Uber, Google e Coca-Cola. E mesmo se você tiver um gráfico no seu logotipo, a tipografia usada com ele diz muito sobre sua marca.

O objetivo de qualquer marca é criar uma experiência que se conecte emocionalmente com os clientes para que eles continuem voltando ao seu produto sempre, como abordamos em: Marcas se conectam melhor com os clientes quando promovem experiências.

Então, e sobre a tipografia? A tipografia é a forma como as fontes são exibidas. É a combinação de diferentes tipos de letra que dão hierarquia e personalidade ao seu texto.

Decidir quais fontes usar na sua marca tem implicações sobre a forma como a personalidade de sua marca será percebida e a maneira como essas fontes são tratadas (grande, pequeno, em itálico, sublinhado, cor, por exemplo) influenciará ainda mais essas percepções.

Vamos dar uma olhadinha em alguns dos tipos de letras e ver quais traços correspondem a cada uma delas:

Tipos comuns de tipo de letra

• Serif: Formal, confiante, maduro, prestígio, altamente legível

A razão pela qual as fontes Serifadas são escolhidas é porque são altamente legíveis e se inclinam para um tom mais maduro e formal, devido ao fato de terem sido amplamente utilizadas na literatura há séculos. Tem sido visto em tantos livros importantes durante esse período que as pessoas associam a confiança. É tradicional e por isso passa credibilidade. Use fontes serifadas se você quiser ser percebido como confiante, educado ou experiente.

 • Sans serif: Informal, agradável, moderno, chique

Embora as fontes Sans Serif sejam quase tão antigas como as letras tipo Serif, ela traz um tom totalmente diferente para quem vê. É visto como um pouco mais informal e definitivamente mais moderno do que Serif. As fontes Sans Serif podem projetar um tom mais acessível com curvas esbeltas e suaves. Os tipos de letra Sans Serif como Helvetica e Arial tendem a ser mais neutros, então, se você está procurando mais personalidade e distinção, procure uma fonte que tenha um pouco mais de personalidade.

 • Slab Serif: robusto, forte

Use uma fonte em negrito do Slab Serif para títulos se desejar mostrar força de caráter e confiança. Essas fontes ganharam popularidade nos jornais da década de 1800 para ajudar a chamar a atenção particularmente Courier, que foi usado nas primeiras máquinas de escrever. As Slabs Serif possuem boa legibilidade com um tom de confiança e um toque de robustez dependendo da fonte que você escolher.

 • Script: tipicamente formal, elaborado, especial

O tipo de letra Script  geralmente são vistos como formais e elaborados com suas curvas. Você verá esses tipos de tipos de letra utilizados em convites para casamentos, eventos de caridade, bailes de máscaras, etc. Eles carregam um peso de importância e prestígio, mas podem se tornar impraticáveis se usados demais porque a legibilidade se torna um problema. Tenha cuidado para usar apenas estes em um tamanho maior.

• Manuscrita: Pessoal, criativo, único

Quando você usa um tipo de letra  escrita a mão, dá à personalidade da sua marca um tom muito único e pessoal. Mas use esses tipos de letra com moderação. O uso intenso desses tipos de letra pode distorcer o tom em um que é muito brincalhão e infantil, então use com moderação se não é assim que você deseja que os clientes vejam sua marca.

Fontes e combinações para considerar

Escolher os tipos de é o primeiro passo para obter a personalidade, mas também deve se considerar o tratamento dado a elas. Esses incluem;

• Bold
• Em itálico
• CAIXA ALTA
• todas as letras minúsculas
Sublinhado
• Tamanho
• Espaçamento (espaço entre letras e entre linhas de texto)
• Cor

Todos esses tratamentos ajudam e adicionam o tom que você está tentando criar.

Depois, existem combinações de tipos de letra a serem consideradas. Por exemplo, usar um serif com uma fonte sans serif ajuda a dar a sua marca uma sensação moderna com um toque de experiência e maturidade. A combinação de uma fonte manuscrita com um serif pode dar à sua marca um tom aventuroso; ao combinar uma fonte de script com fonte serif, sem dúvida, lhe dará uma personalidade de prestígio e formal.

Sim, a tipografia é um diferencial.

Vendo de fora, a tipografia parecia um mero detalhe, mas conseguiu entender a importância de sua escolha? Há um benefício real para escolher o tipo de letra certa. Há uma linha tênue entre não ter personalidade e sem ser graça versus envolvente e marcante.

Lembre-se, a tipografia é apenas um dos pilares para construção de uma identidade visual para uma marca. Você precisará de todas as peças (logotipo, cores, textura, imagens, tom de voz, tipografia, animações, etc.) trabalhando em conjunto para oferecer a experiência da marca que ajudará a diferenciá-lo na multidão.

O Estúdio Roxo têm escrito muitas histórias geniais através das marcas.
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