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BRANDING

Marcas na era da experiência do consumidor

Foi dada a largada para corrida para promover a melhor experiência para seu cliente! As empresas estão reconhecendo a importância de oferecer uma experiência que as faça se destacar de seus concorrentes. Alguns estão aprendendo da maneira mais difícil. No ano passado, a United Airlines teve uma crise de marca, na qual o valor de US $ 1,4 bilhão foi eliminado da noite para o dia quando a experiência de um passageiro se tornou viral nas mídias sociais. Falando mais de perto, quem não acompanhou o episódio do Carrefour que de uma hora pra outra viu sua marca envolvida em maus tratos com animais. Prejuízos incalculáveis.

Seja o atendimento ao cliente, a qualidade do produto ou apenas a forma como os clientes se sentem em relação às empresas com as quais fazem negócios, a experiência do cliente (ou Branding Experience) é fundamental pra decisões futuras de continuar fazendo negócios com uma marca.

A nova era

Na nova era de big data e tecnologias poderosas para se conectar com os clientes, as empresas devem mudar seu foco de promover marcas para construir marcas através dos relacionamentos com clientes.

Nunca antes tinham tecnologias tão poderosas à sua disposição para se conectar e construir relacionamentos duradouros com os clientes. E nunca antes os clientes/consumidores/usuários puderam interagir tão profundamente com as marcas e uns com os outros em suas comunidades, para influenciar o próprio desenvolvimento dos produtos e serviços com os quais se engajam.

No entanto, apesar dessa mudança radical, muitos ainda não compreenderam completamente a mudança de paradigma de construir marcas para construir relacionamentos com clientes.

Plantando Sementes e Colhendo Relacionamentos de Clientes

A principal diferença entre uma empresa que foca na experiência do cliente e as outras é o princípio de servir ao invés de vender.

Servir clientes de maneiras altamente relevantes exige que você os conheça e o comportamento deles essencialmente em um nível pessoal. A vantagem competitiva não é sobre recursos e funções em produtos cada vez mais baratos, mas sim no atendimento a clientes de maneiras inesperadas e altamente valorizadas.

As que voltam seus esforços para a experiência do cliente são estruturadas para envolver segmentos restritos com comunicações bidirecionais projetadas para criar relacionamentos confiáveis por meio de produtos ou serviços que o cliente valorizará mais a qualquer momento. O cliente está no centro do universo com marcas organizadas em torno deles, em vez do modelo convencional de clientes organizado em torno da marca.

Test Drive

Sim o mais antigo de todos os conceitos de degustação, ao ver o carro na loja você se encanta pela beleza, mas ainda não tem 100% de certeza que vai querer comprar, você precisa de algo que te motive, algo que toque o coração, algo que você consiga se enxergar no dia a dia com aquele bem, e foi aí que surgiu o Test Drive, uma bela estratégia de Branding Experience. Foi pensando na experiência do cliente que esta ação foi criada.

As pessoas ao fazer o Test Drive revelavam uma sensação incrível e partem para uma compra muito mais emocional que Racional (esse é o principal objetivo no Branding Experience) e é aí que a coisa muda… e com isso as conversões em compra explodiram. Sim tem que deixar o cliente degustar, testar, provar, se não, nada de negócio fechado.

As grandes empresas já estão focadas no Branding Experience

Nem só as empresas de carro vivem de “dar a cara a tapa” com degustações de produtos e estratégias de Branding Experience, as grandes marcas também se ligaram nesta jornada de compra e também dividiram seus produtos com os clientes para teste.

Track&Fileld – Coordena corridas/caminhadas – Super Oportunidade de negócios. Onde o público que é super alinhado com o seu produto se exercita. Ao buscar o kit da Corrida traz audiência para o shopping e pra loja (gerando um mega tráfego de pessoas que é o mais difícil hoje em dia) e justamente neste dia ganha um kit de parceiros afins da marca e um desconto de 15% nas compras. Além de incentivar hábitos saudáveis.

Lindt Chocolates – Todo chocolate é igual #sqn! E para entender esta diferença só EXPERIMENTANDO! Sim a Lindt dá bolinhas de chocolates de graça para que as pessoas experimentem e vejam o quando o chocolate é incrível e acabam levando um saco cheio de bolinhas. Logo o que dá pra perceber de cara é que a degustação foi automaticamente paga, o retorno do investimento é rápido.

NIKE TOWN, CENTAURO e QUIOSQUE ADIDAS no VILA LOBOS – Quero um tênis de corrida, mas quero saber se ele é bom, como faço? Tem onde eu correr? Tem o tênis para eu testar? Posso devolver depois que testar? As marcas de tênis sentiram que as vendas aumentam com teste mais profundos dos produtos. Portanto a forma de experimentar um tênis mudou e se transformou em uma experiência de marca.

Essa tendência veio pra ficar.

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