Estúdio Roxo

Naming em Branding: criando o nome perfeito pra sua marca, produto ou serviço.

13 Dez. 2017
categoria Branding

Desde a antiguidade, o homem sentiu a necessidade de identificar a si próprio e os objetos, animais, lugares ou pessoas, ao seu redor. Se você precisa falar com alguém, você a chama pelo nome; ao entrar em um taxi é necessário dar o nome do destino, caso contrário o motorista não irá a lugar nenhum. Os nomes têm como função básica a identificação e a individualização. Antigamente ao denominar algo o nome vinha carregado de significados baseado em seus sons emitidos, em sua cidade natal, sua condição de vida, uma aparência ou a sensação que aquilo causava ao ser vista.


Como podemos trazer isso para as marcas?

Na marca o nome tem a mesma função, identificar e tornar única a sua empresa frente as 18 milhões de outras empresas existentes no Brasil. O nome é a origem da identidade da marca. Um nome poderoso é fundamental para obter uma marca poderosa. A atividade de criar, definir e controlar a identidade verbal – junção do Nome, tom de voz e slogan – é função do Naming.  Mais do que escolher um nome por um gosto pessoal, o nome de uma marca deve ser analisado com a devida importância e pensado estrategicamente, considerando os vínculos e associações que poderão ser criados na mente das pessoas, o alinhamento com o propósito da empresa, a fonética que pode variar de região para região e interferir na pronúncia e lembrança da marca, além da facilidade de compreensão e originalidade.

Lembre-se: a sua marca deve ser algo acessível e não algo que as pessoas lutam ou tenham vergonha de falar por não conseguirem pronunciar.

A criação de um nome deve observar vários pontos durante seu processo e deve envolver algumas etapas básicas:

1. Levantamento de dados – Antes de mais nada, deve-se estudar muito bem o propósito da empresa, afinal, escolher um nome que vá de encontro aos valores que empresa possui não faz o menor sentido para a marca.

2. Avaliação da sonoridade e escrita – Não existe coisa pior do que ter que ficar soletrando o nome de sua empresa toda vez que alguém precisa escrevê-lo, não é? Ou pior, quando dita de forma equivocada tenha outra conotação. Teste o som do nome escolhido e veja se ele é de fácil entendimento. Também tenha a certeza de que é fácil escrevê-lo.

3. Pesquise o mercado – A pesquisa é essencial para que você alcance seu objetivo. Faça uma pesquisa de seus concorrentes diretos e indiretos, veja como eles se comunicam e fuja de nomes similares aos existentes no mercado.


Seja diferente

Criar um nome não é algo simples de se fazer: precisa de muita dedicação e conhecimento.  Na hora de criar o nome leve em consideração que ele deve ser:

– Curto;
– Simples;
– Memorável;
– Fácil de pronunciar, ler e escrever;
– Visualmente interessante;
– De fácil busca na internet;
– Possuir conceito e ser original (distintivo/não convencional);
– Estratégico (traduzir os atributos e posicionamento da marca);
– Deve gerar associações positivas;
– Atemporal (além da moda);
– Legalmente protegível.

Através do branding e sua visão sistêmica da marca, o naming assume a primeira etapa da criação de uma marca. Um bom trabalho de naming pode alavancar sua empresa e acelerar seu processo de crescimento. Independente do nome da sua empresa ela pode ser Roxo, veja aqui como o Estúdio Roxo pode dar mais cor a sua empresa.

Veja também!

Branding
Posicionamento em Branding: Os valores de uma marca a frente do negócio.

O conceito de posicionamento de marca é muito utilizado no universo do Branding. Isso porque é através do...

O conceito de posicionamento de marca é muito utili...

13 Dec. 2017 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
As vantagens de possuir seu próprio negócio.

Há milhares de artigos alertando as pessoas que gostariam de ser autônomas sobre as armadilhas de iniciar seus pró...

Há milhares de artigos alertando as pessoas que gos...

27 Dec. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
Como engajar seus clientes através do branding sensorial

O branding sensorial tem o objetivo de criar uma conexão emocional e física poderosa entre um produto ou marca com ...

O branding sensorial tem o objetivo de criar uma con...

16 Mar. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2020 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.