Estúdio Roxo

O pattern como diferencial na construção de uma identidade visual

06 Ago. 2018
categoria Branding + Design

Com a maioria das identidades de marca, você encontrará a combinação padrão de logotipo, paleta de cores e fontes. Todos esses elementos trabalham juntos para lançar as bases de um visual forte para a sua marca, mas por que parar aí?

Por que não levar sua marca para o próximo nível e dar uma aparência ainda mais original?

Uma maneira super simples de fazer isso é planejar incluir um pattern na sua identidade visual, assim como fez a Louis Vuitton. O pattern é um grande bônus para sua marca e pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa e versátil para comunicar a personalidade de uma marca. Cada vez mais estamos vendo o pattern sendo usado, não apenas na mídia tradicional, como embalagem e vestuário, mas em tudo, desde papel timbrado comercial até decalques de janela, banners de sites e decoração de escritório. Você já considerou um pattern para sua marca?

Se você tem um belo logotipo e paleta de cores, talvez esteja se perguntando por que preciso de pattern?

1 | Eles adicionam interesse ao design, digital e impresso.

Use-os em tudo, desde seus cartões de visita, cabeçalho de boletins informativos e imagem de capa do Facebook. Os padrões criam interesse, textura, equilíbrio e um toque extra especial que as cores simples simplesmente não oferecem.

2 | Um toque único para ajudar sua marca a se destacar ainda mais da concorrência.

Um padrão, especialmente aquele que é feito sob medida para o seu negócio, adicionará um toque extra especial garantido para ajudá-lo a destacar-se dos outros no seu nicho. Os padrões são uma das maneiras mais fáceis de adicionar uma dose extra de personalidade e entusiasmo às suas peças de design.

3 | Suporta mensagem de marca.

A cor é importante para comunicar o tom e o humor, mas os padrões são ainda mais eficazes para aumentar o nível. Os padrões que você escolhe para a sua marca são ótimos para apoiar a mensagem da marca e a personalidade do seu negócio. Indo para um olhar formal e limpo? Escolha uma faixa clássica. Quer algo mais vintage e ousado? Opte por algo art déco e geométrico. Ou talvez você queira um padrão que ajude a mostrar que tipo de trabalho você faz. Por exemplo, se você é um designer de interiores, pode usar um padrão que seja composto por diferentes peças de mobília.

4 | Reforça a marca através da consistência e elementos reconhecíveis.

Frequentemente, os padrões incorporam um elemento presente no logotipo ou algum outro elemento de design de sua marca. Isso ajuda a construir consistência, o que é sempre uma coisa boa! Ao usar um pattern exclusivo para sua empresa, isso ajuda a criar mais reconhecimento de marca.

5 | Dá versatilidade e variedade.

Quando você trabalha com uma identidade de marca limitada, pode ser um desafio fazer as coisas parecerem distintas. Pode ficar repetitivo e chato. Patterns são uma simples solução para o tédio para a identidade visual da marca! Eles oferecem uma ferramenta extra para você criar interesse em seus designs e, ao mesmo tempo, manter-se dentro de sua família de branding. O pattern  enriquece a papelaria e também as embalagens dos produtos o que facilita na ter destaque maior na hora da compra ou a diferenciação dos produtos da mesma linha (exemplo: leite desnatado ou integral)

Veja alguns exemplos:

Hoplovers

A Hoplovers é um empresa que importa rótulos de cervejas especiais. A identidade precisava transmitir a originalidade da marca e ao mesmo tempo o sentido artesanal e exclusivo das cervejas. Na hora de desenvolver a identidade visualo pattern foi fundamental para fortalecer o conceito, uma série de imagens juntas, formaram uma malha vintage que conta uma história e reforça o conceito único da marca dos amantes de lúpulo.

Quer ver mais sobre a hoplovers? Clique aqui.

Armazem 515

O Armzém 515 passou por um rebranding de marca. Após anos no mercado o conceito da identidade visual precisava de uma repaginação. Além de atualizar o logotipo o pattern foi elemento importantíssimo para trazer o conceito de modernidade. Os numerais dispostos em formas aleatórias e diferentes do usual compõem o pattern e está presente nos unformes, cartões de visitas, papel timbrado, site e sacolas.

Veja mais sobre a identidade do Armazém 515. Clique aqui.

Decor light

Para assinar a identidade da marca foi desenvolvido um pattern. A linha do box presente no logotipo foi construir os padrões do pattern. A repetição em sequência alternando em 3 cores teve a inspiração nas obras de Piet Mondrian e sua arte minimalista que remetiam modernidade à suas obras. O pattern compôs não somente os materiais impressos da empresa, como adesivos foram aplicados em suas vitrines e na fachada onde facilmente é reconhecido por quem passa.

Veja mais aqui.

Estas são apenas algumas maneiras de incorporar patterns na sua marca, e existem muitas outras opções criativas para explorar! Quer um pattern exclusivo? Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Design + Marketing
Arquitetura de marca: Criando clareza do caos

Sua empresa pode vender produtos diferentes ou oferecer um portfólio diferente de serviços que precisariam estar, d...

Sua empresa pode vender produtos diferentes ou ofere...

06 Oct. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
Os principais elementos na hora de criar a identidade visual da sua marca.

“Sua marca é o investimento mais importante que você pode fazer em sua empresa”, Steve Forbes.

Branding ...

“Sua marca é o investimento mais importante que v...

29 Aug. 2018 - por Adriano Frachetta
Marketing + Web
A experiência de compra online.

Nos anos 70, comprar o presente de natal era literalmente uma caixinha de surpresa. Você ia até a loja, escolhia um...

Nos anos 70, comprar o presente de natal era literal...

28 Aug. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2019 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.