Estúdio Roxo

O poder do pattern na construção de uma identidade visual.

20 Fev. 2018
categoria Branding + Design

Branding é sobre criar padrões e não repetir mensagens. As marcas, ultimamente, são criadas sem muito propósito, elas habitam no mundo da repetição, sem nenhum começo, meio ou fim e assim vivem pouco. Mas como criar uma marca consistente que será lembrada por décadas? O pattern pode ser uma ferramenta incrivelmente poderosa e versátil para comunicar a personalidade de uma marca e ajudar na construção de uma identidade visual forte. Mais e mais, estamos vendo patterns sendo usados, não apenas em mídia tradicional, como embalagens e roupas, mas em tudo, desde papelaria até adesivos, banners de sites e decoração de escritórios.

Um belo exemplo disso é a marca Louis Vuitton. Você conhece a bolsa. Seu couro castanho com trevo de quatro folhas impresso e o monograma LV é imediatamente identificado como o símbolo internacional do luxo. O pattern está embutido na estratégia de branding da marca principalmente por estar integrado ao produto, gerando fidelidade e proximidade do cliente com a marca. A marca Louis Vuitton é uma das marcas mais valiosas do mercado da moda, mas teria a mesma força sem seu famoso e emblemático pattern que hoje está? Provavelmente não.

Os patterns desempenham um papel importante no reconhecimento da sua marca. Nossos cérebros tendem a identificar e reconhecer padrões mais rapidamente. Confiamos na repetição como uma forma de lembrar as coisas e é por isso que o pattern tem uma importância tão grande no Branding, pois tornam marcas memoráveis e dão base á identidade visual.

Você já pensou em ter um pattern para compor sua marca? Como poderia ser usado? Por que você deve usar o pattern? Aqui estão algumas dicas sobre:

 

Por que ter um pattern?

– Mais envolvimento dos clientes – os clientes terão interesse em um design elegante e criativo;
– Torne a sua marca memorável – Os clientes se lembram de uma marca por seus elementos estéticos e um pattern interessante fará com que uma marca se destaque.
– Faça sua marca única – Nenhuma outra empresa terá o mesmo pattern.
– Destaque-se dos seus concorrentes – Não só o seu pattern é único, é uma maneira de sua marca se diferenciar de seus concorrentes.

 

Que tipo de pattern funciona para sua marca?

Tudo depende da mensagem que você deseja que sua marca transmita. As marcas corporativas podem se encaixar em padrões mais sutis e estruturados geralmente com formas geométricas e uma composição mais organizada. Para as empresas mais criativas e de lazer, você pode ver padrões mais divertidos e aleatórios usando cores em negrito e linhas expressivas. Um estratégia de branding alinhado a uma boa identidade visual, ajuda a fortalecer uma marca e a imagem dela na cabeça do cliente/consumidor

Para decidir o estilo do seu pattern, primeiro deve-se decidir o tipo que se encaixa com a personalidade da sua marca e identidade visual. O tipo refere-se ao conteúdo do pattern – pode ser tipográfico, abstrato ou iconográfico. O estilo refere-se a aparência dele, seja desenhado à mão ou gráfico, repetitivo ou aleatório, geométrico ou animado. Existem infinitos estilos e combinações para patterns. Para um pattern mais personalizado pode ser formado usando o logotipo da sua empresa ou parte dele.

Os patterns iconográficos estão na tendência no mundo corporativo, pois assinam a identidade visual e reforçam a ideia da marca.

À medida que você estuda sobre pattern, você percebe o quão inesgotável e benéfico é para sua marca.

Conheça nossos cases. Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Design + Marketing
Os principais elementos na hora de criar a identidade visual da sua marca.

“Sua marca é o investimento mais importante que você pode fazer em sua empresa”, Steve Forbes.

Branding ...

“Sua marca é o investimento mais importante que v...

29 Aug. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing + Web
Amazon: 3 lições para aprender como ter uma marca de sucesso

A Amazon é uma das empresas mais reconhecidas no mundo, ocupando e servindo mais regiões globais do que qualquer ou...

A Amazon é uma das empresas mais reconhecidas no mu...

06 Aug. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
A importância do branding para StartUps

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você depois de sair da sala” – Jeff Bezos, Amazon

<...

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre voc...

06 Oct. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2018 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.