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O que é propósito de marca e por que é tão importante?

Por definição propósito é: “uma razão aspiracional de ser, que inspira e fornece um chamado à ação para uma organização e seus parceiros e partes interessadas, além de proporcionar benefícios para a sociedade local e global”.

Para nós a resposta é mais simples. Está em responder os porquês.

Qual é a razão de ser da sua marca? O que existe além de ganhar dinheiro? O que levou a empresa a ser fundada, por que as pessoas se preocupam com sua marca em relação a outras, por que ela é tão relevante hoje quanto ontem e continuará assim amanhã?

O ideal é que se pense em propósito da marca como a estrela norte do negócio. Isso nunca será alcançado, mas está sempre presente, guiando a marca para frente. Pense no propósito da Disneylândia de “criar felicidade para os outros”. A marca nunca alcançará felicidade para todos, mas seu propósito informa tudo o que eles fazem em todos os pontos da jornada do cliente.

O da Nike é igualmente poderoso. “Trazer inspiração e inovação para todos os atletas”. Mas a verdadeira magia veio do co-fundador da Nike, Bill Bowerman, que, em nove palavras, fez o propósito relevante para um planeta inteiro: “Se você tem um corpo, você é um atleta”.

O propósito é o mesmo que uma missão?

Confusamente, a Nike chama seu propósito de missão. E muitas marcas chamam a visão de missão e o mercado se refere a elas do contrário.

Uma maneira sensata de entender o papel de cada um é:

Propósito – o porquê – Deve durar 100 anos ou mais.

Visão – o que – Uma declaração de visão geralmente se concentra nos próximos 5-10 anos – às vezes mais ou menos dependendo da empresa e da situação.

Missão – o como – Descreve o que uma empresa quer fazer agora. Seu objetivo é fornecer foco para o gerenciamento e a equipe e, muitas vezes, é centrado em responder três perguntas-chave:

1. O que ele faz;
2. Quem faz isso para;
3. Como isso faz o que faz.

Para muitas marcas e pessoas, é o mais fácil de preencher, pois descreve o aqui e o agora. O problema é que, se você começar com a missão e tentar trabalhar de trás para frente, o que é uma tática óbvia, então, sem dúvida, você acabará com o objetivo errado.

Uma marca precisa de propósito?

É uma pergunta que foi feita muitas vezes. E a resposta é sempre a mesma: Sim. As pessoas sabem instintivamente que ter um objetivo claro no coração do negócio é a coisa certa a fazer. Mas, aterrissar nele e depois saber o que fazer com ele pode, muitas vezes, parecer uma tarefa tão assustadora que ele se afasta da lista de prioridades, às vezes nunca mais sendo visto novamente.

As promessas de marca já não são suficientes para envolver os consumidores, uma vez que vivemos em um mercado onde a confiança é baixa e a vigilância orçamentária é alta. Em outras palavras, fazer uma promessa não pode separar uma marca das outras. Torna-se essencial para as empresas a criação de uma identidade e valores distintos para um público amplo que responda com boa reputação.

O principal objetivo é manter a marca da empresa viva graças à realização de conteúdos e finalidades que a deixem destacar da concorrência, encontre um posicionamento competitivo e seja uma fonte de inspiração para as pessoas.

Um objetivo de marca forte é o de conectar a estratégia e as pessoas ao posicionamento da marca, permitindo que os clientes vivam uma experiência. As pessoas não são atraídas pelo que as empresas fazem, mas por que fazem um produto ou serviço específico. O objetivo é fazer negócios com pessoas que acreditam no que as empresas acreditam e, por isso, a interação com as pessoas deve se basear nas mesmas crenças.

O propósito é sobre o que você faz e não o que você diz.

Qual o seu propósito de marca? Nós podemos te ajudar.
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