Estúdio Roxo

Como criar uma estratégia de Branding: Usando como referência uma Barbearia 3/4

04 Mai. 2019
categoria Branding + Marketing

Ok. Já conversamos em como escolher um nome ideal para sua barbearia, falamos sobre posicionamento e personificação de marca, vamos colocar a mão na massa agora? Chegou a hora da identidade visual.

Perdeu as outras matérias? Clique aqui e veja como o branding pode te ajudar na hora de criar uma barbearia.

É nesse momento de criar a identidade visual que utilizaremos toda nossa criatividade e o conhecimento dito anteriormente para materializar a ideia que antes estava somente na cabeça. É a hora de fazer nascer nossa tão sonhada barbearia.

Identidade visual

Por definição identidade visual é: o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço.

Esse conjunto de elementos formais é composto por: Tipografia, paleta de cores, símbolos, logotipo,  patterns e etc que estarão presentes em toda a comunicação da sua barbearia. Então vamos a prática em si:

– Tipografia: Devemos escolher 2 tipos de fontes para compor nossa identidade visual da barbearia. Uma que será a primária (principal) e outra secundária. Normalmente para remeter ao estilo vintage o mais comum é que a fonte primária seja serifada (sabe aquela que tem pequenos traços e prolongamentos nas extremidades da fonte?! Essa mesma), isso porque nessa época esse estilo era o mais utilizado e remete imediatamente a época. Para complementar é legal ter uma fonte secundárias mais “clean” deixando assim o conceito equilibrado e com foco no lugar correto.

– Estruturação de ícones: Quando sua imagem tem um ícone forte, palavras são desnecessárias. Olhar uma imagem e reconhecer a marca imediatamente é o resultado do branding bem feito. Compor sua marca com um ícone bem estruturado faz ela se tornar inesquecível. Portanto, não esqueça desse deste item.

– Definição de um perfil de imagem: Muito importante para reforçar o conceito da marca que se tenha definido o tipo de imagens que refletem o conceito da marca. Desde um filtro padrão utilizado (sépia, contrastado, P&B), até os ângulos valorizados, os elementos principais. No branding esse conceito é fundamental para perpetuar a mensagem.

– Paleta de cores: Muito importante esta etapa. Lembra que trabalharemos com arquétipo rebelde em nossa barbearia? (se você não leu esse artigo leia aqui), então as cores tem que gerar uma identificação imediata com esse público que se sente atraído por esse conceito de liberdade e rebeldia. Cores muito comuns são os pretos, cinzas, terrosos. Como apoio é sempre bom utilizar cores secundárias pra estimular como laranja ou vermelho.

– Pattern (ou textura): O pattern é um padrão criado para estruturar o conceito da identidade visual e tem sido um grande aliado nessa hora.  Nossa sugestão para barbearia é um padrão de símbolos que remeta ao serviço (tesouras, bigodes, pinceis de barbear) ou algo que imediatamente remeta ao lugar (o formato de um lustre especifico, por exemplo)

Quer saber mais, leia: O poder do pattern na construção de uma identidade visual

Identidade verbal

Não é só de imagem que se compões um conceito de marca. O que se diz e como se diz é outra ferramenta importante para se comunicar com seu público. Em um ambiente tipicamente masculino, como uma barbearia, temos opções ricas para criar uma identidade verbal e fazer com que seus clientes abracem sua marca e vistam a camisa.

Na barbearia os termos podem ser mais informais e descolados. Cerveja pode ser chamado de “cerva”, no site ao invés de “em que posso te ajudar no botão do site que tal um “Fala aí, meu chapa!”. São detalhes que podem fazer toda diferencia na hora de se conectar.

Uniformes

Profissionalismo, organização, asseio, segurança, confiança. Muitas são as mensagens que uma equipe uniformizada passa para clientes e fornecedores e que justificam o investimento no uniforme, que pode ser aliado de um trabalho de fortalecimento de marca e se tornar diferencial no atendimento.

Em uma barbearia o uniforme pode compor a atmosfera do local. Claro que você pode optar por uma camisa preta identificada com um logo, mas porque não ousar e investir em um adereço mais estiloso? Um suspensório, uma gravata moderninha ou até mesmo uma corrente enfeitando o cinto. Solte a criatividade!

Ambiente

Aqui vamos falar do local em si. A própria barbearia. Lembre-se de que cada detalhe que seu cliente olhar deve impactar e criar a atmosfera de “seja bem vindo e fique a vontade”. Desde a maçaneta até o lustre do banheiro devem contar um história e encantar o visitante. O Ambiente o grande diferencial dos barbershops atuais.

Visual

Ao definir o estilo da sua barbearia o visual vem por consequência. Se estamos assumindo um estilo vintage por que não colocar uma recepcionista com o visual pin-up, por exemplo. Se assumirmos um estilo mais faroeste, por que não investir em um comportamento mais Salloon na hora de servir as bebidas. O visual e comportamento da equipe é outro atributo interessante para compor e reforçar a ideia da sua marca.

Atmosfera

Muitas coisas compõem a atmosfera do local, já falamos do uniforme, do visual, comportamento. Mas existem outros itens que podem ser explorados e são tão importantes quanto. Música ambiente, por exemplo, uma playlist bem elaborada pode conectar imediatamente seu cliente a ideia da sua barbearia. O que estará passando na TV durante o dia deve ser pensado estrategicamente. Ate os aromas do ambiente compõem a atmosfera.

Alimentação

Este item é a grande novidade em uma barbearia. O que antes nem era pensado em ter no local, hoje pode ser um grande atrativo na hora da decisão do seu cliente. Disponibilizar cartas de vinhos, cervejas exclusivas, hambúrgueres, porções finger food entre outras opções é uma excelente ideia, lembrando sempre que estamos falando com um público específico. Estude o que eles consomem e ofereça a eles.

Já consegue visualizar sua barbearia prontinha? Estamos muito felizes em poder ajudar você.

Tem alguma dúvida com esse processo? Vem ser Roxo com a gente.

Continua no próximo texto…

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