Estúdio Roxo

Como criar uma estratégia de Branding: Usando como referência uma Barbearia 4/4

04 Mai. 2019
categoria Branding + Marketing

Quando se tratado branding para construção de marca, o atendimento ao cliente é muitas vezes o último e mais ignorado peça do quebra-cabeça.

Este é um grande erro – e uma grande oportunidade perdida. Alinhar o atendimento ao cliente e sua marca é uma maneira essencial, porém pouco utilizada, de atrair e manter clientes, diferenciar os negócios e aumentar a fidelidade à marca. Feito corretamente, pode criar uma vantagem competitiva verdadeiramente sustentável.

Quando uma marca se concentra no atendimento e suporte ao cliente, ela tem o maior potencial de crescimento.

Quer conferir as outras dicas de Branding para criar uma barbearia? Clique aqui e confira.

Bem-vindo a era da experiência!

As empresas estão reconhecendo a importância de oferecer uma experiência que as faça se destacar de seus concorrentes. Alguns estão aprendendo da maneira mais difícil, através das más experiências. Em tempo de mídias sociais, onde a voz dos clientes tem uma lupa de aumento, ignorar a boa experiência do cliente com sua marca pode ser um caminho sem volta.

Veja mais em: Marcas na era da experiencia do consumidor

A Importância da experiência do cliente

É importante entender que a criação de uma melhor experiência do cliente não é necessariamente derivada exclusivamente da tecnologia mais recente. Em vez disso, o sucesso de sua marca está no bom e velho atendimento ao cliente – com ênfase em “bom”.

Na nova era do consumo os consumidores são o novo rei. Eles têm acesso a mais informações sobre produtos, têm mais opções sobre onde e quando fazer compras do que nunca e têm a capacidade de compartilhar suas experiências com sua marca com o toque de um botão.

Eles também são o grupo de consumidores mais cronometrado e provavelmente mais impaciente da história. E, para ter sucesso, as marcas precisam colocar as necessidades, expectativas e experiências de seus clientes como prioridade, a fim de mantê-los engajados e interagir com sua marca.

Sua equipe é seu maior contato com o cliente.

Quer queiramos admitir ou não, sua equipe na loja ou aqueles em sua central de atendimento são a cara da sua marca; eles são o primeiro ponto de contato de seus clientes e (caso os clientes tenham uma má experiência logo de cara), o último.

Se você não está investindo no atendimento ao cliente, está omitindo (possivelmente) a parte mais influente da história da sua marca – porque o atendimento ao cliente é a marca.

Supere as expectativas

Uma marca não é um logotipo, slogan ou um jingle … embora eles façam parte do mix. Em vez disso, uma marca, em sua definição mais simples, é a expectativa que um cliente tem ao ouvir o nome de sua empresa ou ao ver seu logotipo. E as expectativas são, na maioria das vezes, formadas por experiências.

Cada interação que você tem com seus clientes é uma mensagem de branding. A maneira como você recebe os clientes, se comunica com eles (pessoalmente, por telefone, por e-mail ou até mesmo pela resposta automática), acompanha, incentiva a repetição de negócios e promove seus produtos. Cada um é uma oportunidade de se autodenominar. Cada interação (boa ou ruim) fornece uma experiência (boa ou ruim) que resulta na expectativa que eles têm em fazer negócios com você.

Se um cliente se sente como se soubesse mais do que seu colaborador (e hoje em dia eles fazem isso – especialmente com dados disponíveis na ponta dos dedos), então eles perderão a confiança nele e na marca como um todo. Por outro lado, uma excelente experiência do cliente fornece valor e gera confiança. Essas expectativas definem sua marca. Eles são sua marca. Eles serão compartilhados entre amigos, colegas e desconhecidos pelas redes sociais, por uma cerveja ou no supermercado.

Excelência é a bola da vez

Independentemente da mensagem que você deseja transmitir aos seus clientes por meio de sua mensagem de marketing, a experiência do cliente é superada a cada vez. O ponto principal é: a tecnologia mais recente ou a campanha mais sofisticada será em vão se você não fornecer uma experiência no nível do cliente.

Sem atendimento ao cliente, sua marca se resume a uma mercadoria. Porque já não se trata simplesmente de dizer às pessoas o que o torna diferente. É sobre fazer com que as pessoas experimentem sua diferença por si mesmas, uma e outra vez.

Barbershop Experience

A Barbearia é o lugar ideal para colocar em prática toda a cordialidade e experiências mais originais com seu cliente. Desde o agendamento que pode ser confirmado online com um email ou uma mensagem no whatsapp que reforce o tom da marca até o contato depois do serviço prestado, por exemplo: Que tal lembra-lo que está na hora de aparar a barba novamente e já temos a hora e o dia preferido dele reservado?! Incrível, né?

No local alguns detalhes também pode fazer toda a diferença: Recepção é o primeiro contato (desde o sorriso dos atendentes até a pontualidade são quesitos que influenciam na experiência).

Inovar na hora de apresentar seu serviço traz uma ótima experiência. Um exemplo pode ser um cardápio ilustrativo dos cortes mais procurados ou estilo de barba mais pedidos. Uma alternativa simples, mas que diminui os ruído na hora do cliente explicar como deseja o corte, concorda?

Solte a criatividade e surpreenda.

Clube de relacionamento

Uma boa estratégia de branding para investir em um atendimento diferenciado para os frequentadores da barbearia é um clube de relacionamento. Através do clube cria-se um senso de comunidade o que fortalece a sensação de pertencer a algo único e dedicado.

O objetivo do clube de relacionamento é fornecer benefícios para aqueles que se comprometem com sua empresa e vai além dos descontos usuais, são vantagens que dinheiro não compra. Selecionamos algumas sugestões:

– Facilidades em reservas para cortes e afins;
– Amostras de produtos (cross com fornecedores);
– Armazenamento de gostos e consumos individuais;
– Descontos;
– Convites para eventos especiais na loja;

O ritual também pode ser uma ideia para selar o início da parceria. Assinar um documento com uma caneta especial ou um passaporte ou um cartão legal para ser deixado na carteira.

O cliente sempre em primeiro lugar

Essa premissa nunca sairá de moda. Seu cliente sempre tem que ser o foco da sua empresa, portanto invista em relacionamento e foque em parcerias duradouras.

Tem alguma dúvida com esse processo? Vem ser Roxo com a gente.

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