Estúdio Roxo

Por que o Branded Content é eficaz?

27 Dez. 2018
categoria Branding + Marketing + Web

O maior desafio atual das empresas é atingir o tom certo com o seu público. As gerações mais jovens se recusam à ideia de serem “vendidas para” e, em vez disso, buscam opções para gerar relacionamentos de mão dupla com as marcas.

O Branded Content (conteúdo de marca) é uma forma de mídia que tenta mesclar as linhas entre entretenimento e marketing, suprindo as necessidades dos clientes que desejam ter uma conexão mais significativa com suas marcas favoritas.

Definindo Branded Content (Conteúdo de Marca)

Branded Content ou Conteúdo de marca é o conteúdo que não envolve publicidade tradicional. Pode incluir artigos, vídeos, podcasts e até elementos ao vivo que tragam valor relevante para o consumidor. Não é a publicidade como a maioria das pessoas está acostumada a ver (anúncios publicitários, banners, anúncios de mídia social, etc.).

A chave é atrair a atenção do consumidor de hoje e promover um engajamento real por meio do conteúdo. O conteúdo de marca pode entreter as pessoas ou ensiná-las algo, resultando em melhores retornos de engajamento da marca do que o conteúdo pré-rolagem padrão.

Para olhar mais de perto esta definição, vamos definir melhor as principais características do conteúdo de marca:

Valores da marca: O foco aqui é enaltecer os valores da marca e não os seus produtos ou serviços.

Aumentar a notoriedade em torno da marca: Mais do que procurar uma venda direta ou conversão, esses conteúdos tentam impactar o público e estimular a conversa em torno da marca. Portanto, as principais métricas para medir o sucesso do conteúdo de marca desse tipo tendem a se concentrar na notoriedade e no número de menções.

Gerar valor agregado para o usuário: Normalmente, pensamos em publicidade como um preço a pagar para consumir o conteúdo que realmente nos interessa, mas o conteúdo de marca procura transformar essa realidade e criar conteúdo que os usuários realmente desejam consumir. Geralmente, esse valor agregado vem na forma de entretenimento.

Por que o conteúdo da marca funciona melhor que a publicidade tradicional?

A publicidade está em toda parte. Recebemos anúncios em nossos feeds do Facebook, em nossos programas de TV e até em nossas contas de streaming. Nós vemos outdoors, email marketing e banners publicitários diariamente. Pense em quantos anúncios você pula no YouTube todos os dias. Mas você pode pesquisar os Dove Real Beauty Sketches no YouTube ou sintonizar um podcast como o da The Message da GE.

Se você é como muitos espectadores, com certeza já compartilhou conteúdo de alguma marca nas redes sociais, não é mesmo?!

O Branded Content ou Conteúdo de marca recebe mais atenção do consumidor e cria um reconhecimento de marca maior. Os consumidores gostam de conteúdo de marca porque acreditam que o conteúdo é mais focado no consumidor. Como a mensagem não é um discurso de vendas, cria confiança entre a marca e o consumidor.

Quer ver um exemplo: a Lego. O filme LEGO foi um sucesso nas bilheterias que as pessoas não perceberam que era conteúdo de marca da marca LEGO. O filme aumentou o reconhecimento da marca e também aumentou as vendas. Tornou-se uma das peças de conteúdo de marca mais bem-sucedidas de todos os tempos. As vendas da LEGO aumentaram 25% em 2015 após o lançamento do filme.

Outro exemplo é da marca automotiva Volkswagen que desenvolveu uma websérie. Foram oito capítulos recheados de muita adrenalina e mistérios que acompanharam a história centrada no teste secreto. “01.09” – o título da websérie – inicialmente, apresentou as tecnologias mais inovadoras da Volkswagen inseridas em seu enredo. Logo no início foi desvendada a origem do nome da trama, significa Polo ao contrário, e assim o público pode perceber que cada uma das tecnologias apresentadas ao longo da série, eram parte do mais recente e aguardado modelo da Volkswagen, o Novo Polo.

Os números da ação comprovam o sucesso de “01.09”. Foram mais de 20 milhões de visualizações, impactando mais de 60 milhões de pessoas. Além disso, os conteúdos da série geraram 290 mil visitas no hotsite e mais de 210 mil interações nos canais sociais da marca.

Para saber mais sobre a série

Como o Branded Content pode ajudar você?

O conteúdo de marca está aqui para ficar e continuará a se tornar mais popular. Se sua empresa ainda não investiu nessa estratégia, não é tarde demais para começar. Suas vendas podem até aumentar no processo.

Aqui no Estúdio Roxo, teremos prazer em ajudar a promover seu trabalho, campanha ou projeto. Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Marketing + Web
Como criar uma experiência de Unboxing memorável para sua marca

Para as empresas de e-commerce, o pacote enviado representa o ponto de contato mais direto e a conexão co m o client...

Para as empresas de e-commerce, o pacote enviado rep...

01 Nov. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
A importância do briefing no processo de criação de uma marca

Ah, o briefing…

Se as empresas soubessem o poder que ele tem para atrair clientes, alavancar negócios e...

Ah, o briefing…

Se as empresas soubesse...

02 Oct. 2019 - por Adriano Frachetta
Branding + Marketing
A beleza do manifesto da marca

“Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia viverão em uma nação onde eles não serão julgados pela cor de...

“Eu tenho um sonho que meus quatro filhos um dia v...

03 Jan. 2019 - por Adriano Frachetta

© 2012-2020 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.