O que você está procurando? Podemos te ajudar!

https://estudioroxo.com.br/wp-content/uploads/2018/04/banner-blog-estudio-roxo-tesla-marca.jpg

BRANDING

Por que seu plano de marca é mais importante que seu plano de negócios?

Por que você deveria se importar com a marca? Porque hoje em dia, todo mundo pesquisa sobre você antes de visitar seu restaurante, comprar seus produtos, contratá-lo para realizar um serviço ou emprestar dinheiro para você. Sempre que você interagir com pessoas – on-line ou off-line, sua marca será importante.

Nós costumávamos viver em tempos mais simples. As únicas marcas que a maioria de nós conhecia eram gerenciadas por grandes corporações: IBM, Coca-Cola, BMW. Se você quisesse construir um negócio, pensaria em um plano de negócios abrangente que se concentrava nos números: fluxo de caixa, receita, despesas e lucro. Na maioria das circunstâncias, esse plano incluiria um item de linha substancial para impressão tradicional e talvez propaganda de rádio e televisão. A marca não estava no radar para a maioria das empresas.

Se isso soa como um mundo melhor para você, você está enganado. As vantagens disponíveis para nós na última década são muito maiores do que qualquer coisa que já foi possível, os dois mundos não podem sequer ser comparados. Nunca antes você teve a chance de construir uma marca como hoje, aproveitando-a para expandir seus negócios, aumentar suas vendas e aumentar sua credibilidade e sua lucratividade. Apesar dessas enormes oportunidades para os empreendedores, muitos não percebem e se apegam a uma era passada, na qual planos e abordagens de negócios consagrados pelo tempo promovem um negócio focado na publicidade e não no engajamento.

Esses planos habituais podem ter sido adequados para aqueles “tempos mais simples”. Mas, para o mundo atual da Internet e da mídia social, se o negócio não tem um “plano de marca” sofisticado que transmita especificamente o que representa, o valor que ele traz para seus clientes e estratégias sobre como manter uma conversa, também conhecida como engajamento, com milhares de estranhos online, você será engolido.

O que entra em um plano de marca

Especificamente, um plano de marca bem desenvolvido concentra a confiança no cérebro, os recursos e as táticas de uma organização na direção que precisam seguir para que uma marca atinja seus objetivos. O plano de marca atua como um guarda-chuva sob o qual funções como marketing, vendas e desenvolvimento de produtos são unidas, detalhando o que cada grupo precisa fazer para que a marca seja bem-sucedida, enquanto estabelece objetivos que as operações e finanças precisam suportar.

Um plano de marca de sucesso começa com uma visão – ideias sobre o que a marca deve representar ou simbolizar. Também deve incluir uma missão – um plano de ataque específico que ajuda a lançar a marca. Em seguida os objetivos, as coisas que você quer que a marca atinja e finalmente as estratégias que fornecem um roteiro sobre como chegar lá.

Um plano de marca bem-sucedido deve identificar as metas do consumidor, o que uma empresa precisa ter o apoio à sua marca. Para atrair esses consumidores a comprar o produto, uma marca deve ter uma mensagem principal, o que explica por que a empresa e seus produtos podem fazer coisas que os outros não conseguem. Por fim, um plano de marca deve incluir estratégias de promoção que façam com que seus consumidores-alvo entrem em ação.

Mais importante, o branding é sobre emoções e sobre como seus clientes se sentem em relação a você e seus produtos. Marketing é sobre números. Ambos são importantes, mas no clima de hoje, como você faz as pessoas se sentirem pode fazer acontecer ou quebrar seu negócio.

Lições da marcas especializadas – Elon Musk

Uma pessoa hoje que entende o aspecto emocional da marca melhor do que a maioria é Elon Musk. Com seus Tesla Motors, foguetes Space X e a empresa de energia Solar City, Musk – já foi dito – não tem clientes, ele tem seguidores.

Conhecido como um gênio rebelde e criativo, Musk se autodenomina com sucesso como um empreendedor global que quer salvar o mundo inventando produtos e máquinas brilhantes que são ecologicamente corretos. Assim, os clientes de Musk não só admiram sua criatividade e visão de negócios, mas também sua ideologia. Para muitos de seus seguidores, os automóveis da Tesla são uma extensão ininterrupta do homem.  Veículos legais que combatem simultaneamente o aquecimento global.

O que também é atraente para os consumidores é que Musk assume responsabilidade pessoal por sua marca. Em 2013, quando a empresa foi atingida por uma onda de publicidade negativa depois que vários automóveis da Tesla pegaram fogo, Musk foi o autor de um post no blog que fez uma forte defesa do produto da Tesla e, consequentemente, da identidade de sua própria marca. Os consumidores recompensaram Musk por sua honestidade e sinceridade, tornando o modelo S da empresa o carro elétrico mais vendido do mundo em 2015 e 2016.

Como Musk mostrou, o sucesso de um negócio depende de autenticidade, transparência e ações sinceras. Uma marca positiva que inflama o entusiasmo e gera milhões em lucros não é algo que você deixa ao acaso ou espera criar sem muita consideração e planejamento.

Por que deixar isso ao acaso? Quanto mais tempo, esforço e recursos você gasta em seu plano de marca, maior a probabilidade de criar uma marca positiva sustentável que ressoe com sua base de clientes, aumenta sua influência e impacta sua lucratividade. Vamos conversar sobre sua marca?
Vem ser roxo com a gente.

Entre para o clube roxo