Estúdio Roxo

Porque registrar sua marca é tão importante para o seu negócio

03 Jan. 2019
categoria Branding

Os empresários são constantemente confrontados com desafios. Um dos primeiros desafios quando você pensa em criar uma marca é encontrar um nome legal e original – um que já não esteja sendo usado por outra empresa.

Na maioria das vezes, os donos de empresas enfrentam problemas legais porque não foram suficientemente eficazes em sua busca ou porque não conseguiram proteger sua marca. Fazer uma pesquisa no Google e comprar o domínio não é suficiente para garantir que você não esteja violando os direitos de outra pessoa.

Antes de investir em marketing, publicidade e material promocional e desenvolver sua marca, você deve quer garantir seus direitos à marca e somente com uma pesquisa completa e o registro dela para isso.

A propriedade intelectual também é coberta por estatutos e leis locais. Como proprietário de uma empresa, você é obrigado a cumprir as leis se não quiser ter problemas legais a longo prazo. Pense nisso como atingir dois pássaros com a mesma pedra: você não está apenas se poupando de pagar algumas multas, mas registrar legalmente sua marca também é uma forma de protegê-la.

Influência

A maioria dos hábitos e decisões de compra dos consumidores é influenciada por marcas e pela reputação que essas marcas mantêm. Portanto, é justo ver a marca registrada como um ativo importante para ajudar a propagar os negócios de uma empresa. Não é suficiente apenas registrar uma marca. Você deve ajudar a cultivar o nome e a reputação da organização para que os consumidores possam confiar em sua marca a longo prazo.

Ferramenta de comunicação

Sua marca / logotipo pode dizer muito sobre sua empresa. As marcas transmitem atributos emocionais e intelectuais relacionados ao seu negócio, bem como aos produtos e serviços que você oferece.

Não se limita apenas às palavras. Você também pode optar por designs, o que é muito mais notável porque vai além do sistema de idioma ou alfabeto. O design icônico de seleção / ‘swoosh’ da Nike, por exemplo, é facilmente reconhecido em todo o mundo, mesmo com pessoas da Tailândia, Japão e Alemanha.

Singularidade

Então, novamente, você deve sempre considerar os outros concorrentes no mercado. Para que as pessoas reconheçam sua marca, você precisa de um logotipo que se destaque do resto. Vá com uma marca que seja fácil de lembrar, intrigante e / ou cativante. Fazer isso é a alternativa mais eficaz para conquistar o interesse das pessoas do que ter um logotipo complicado, difícil de entender e que não descreve sua marca.

Os consumidores sempre procuraram algo em que eles se identifiquem e que possam confiar. Sua marca deve ser eficiente o suficiente para convidar as pessoas a confiar em seus negócios e nos serviços / produtos que você oferece. Quanto mais original, mais difícil ter outra igual e assim é mais fácil o registro dela.

Proteção de marca

O registro de marcas permite que você mostre sua propriedade legal sobre seu produto/marca para o público. Dito isso, ter uma marca registrada dá a você o direito de usá-la como preferir, sem ter que se preocupar com repercussões legais. Por exemplo, você pode usá-lo nos produtos que sua empresa oferece para provar que o produto pertence a você. Isso significa: você tem todo o direito de usar, vender ou modificar o produto da forma que desejar.

Ao fazer isso, você também pode impedir que qualquer outra pessoa use a sua marca. Se outra empresa se candidatar com o mesmo nome / logotipo que você, você tem o direito legal de impedi-los de fazê-lo.

As marcas na era Digital

Nós agora vivemos na era digital. A maioria das pessoas entraria no Google e procuraria os estabelecimentos disponíveis nas proximidades. Se sua empresa tiver uma marca registrada, você poderá usá-la sem preocupação como uma ferramenta de divulgação na Internet e em várias plataformas de mídia social. Isso ajuda a conquistar mais clientes em potencial que procuram seus produtos e serviços sem se preocupar que alguém copie e seu investimento vá por água abaixo.

Registro de marca é realmente crucial em qualquer negócio. O mundo corporativo é de natureza cruel, de modo que você ficará vulnerável a ações judiciais e outras questões legais se não conseguir registrar sua marca. Se você quer que sua empresa prospere e a longo prazo, é recomendável ter sua marca registrada o mais cedo possível. Pense nisso como um investimento que vale a pena também – porque o seu negócio certamente irá colher seus frutos ao longo do tempo.

Registrando uma marca no Brasil

Aqui no Brasil, o órgão responsável por registrar marcas e patentes é o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O INPI é o Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, um órgão do governo ligado ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, responsável pela garantia de direitos sobre a propriedade intelectual.

O registro de marca deve ser solicitado ao INPI por meio do preenchimento de formulário próprio, que deve ser entregue junto com o arquivo da imagem. Pode ser feito pelo próprio dono da marca ou por algum terceiro contratado (mediante procuração). Os trâmites parecem simples, mas não são. Desde a pesquisa inicial até as categorias escolhidas demanda muito conhecimento e prática, razão pela qual o Estúdio Roxo trabalha em parceria com um dos mais competentes escritórios de marcas e patentes de São Paulo.

O quanto antes você iniciar seu processo, mais garantida sua marca está, afinal a conclusão efetiva de todo o processo de registro de marca pode demorar de 2 até 4 anos, este tempo pode frustrar os mais apressadinhos que desistem antes mesmo de começar, mas registrar a marca é fundamental para garantir os direitos do seu negócio. A demora da conclusão efetiva não é um problema, isso que deve ser ressaltado nesse momento, isso se dá devido a retroatividade. Em linhas gerais, a retroatividade determina que os registros de marca concedidos têm a proteção a partir da data do início do processo. Por exemplo: se o pedido de registro foi feito hoje e a marca é concedida dois anos depois, a proteção legal é retroativa à data hoje.

Passo a passo para registrar uma marca

Aos que querem se aventurar sozinho nessa jornada, fizemos um passo a passo para facilitar a vida (Obrigado. De nada):

1 – Faça a busca. Decidiu o nome da sua empresa agora o importante é saber se alguém já não teve essa ideia antes que você. Acesse o sistema de busca de marcas. Veja a lista de marcas de alto renome em vigência no Brasil.
2- Cadastre-se no site para assim emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União). Guarde o número desse documento, ele será importante no início do processo.
3 – Inicie o pedido. Só comece essa etapa após efetuar o pagamento da GRU. Acesse o site da e-marcas e preencha o formulário online de solicitação.
4 – Acompanhe pelo sistema. Agora é só esperar. Haverão algumas etapas e é importante que os prazos não sejam perdidos.

Obs: mesmo com o passo a passo de registro de marca acima, ainda sim indicamos procurar um escritório de advocacia especializado em marcas e patentes, para minimizar possíveis erros por falta de atenção ou conhecimento do processo.

Quando criamos uma marca todo o processo de pesquisa já em feito no início do projeto para otimizar os processos de criação da marca.

Quer ter uma marca própria? Vem ser Roxo com a gente.

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