Estúdio Roxo

Posicionamento em Branding: Os valores de uma marca a frente do negócio.

13 Dez. 2017
categoria Branding

O conceito de posicionamento de marca é muito utilizado no universo do Branding. Isso porque é através do Branding que uma marca cria estrategicamente um espaço para ela na cabeça das pessoas e assim se posiciona à frente das outras marcas.  Posicionar é garimpar e lapidar recursos materiais ou não que tornarão sua marca diferente de seus concorrentes no mercado. A coisa mais importante que uma marca possui é seu posicionamento, é a promessa que ela faz a seus clientes. Todas as marcas que amamos apresentam uma promessa que atende ao nosso desejo e que conta a história de quem desejamos ser.

Não acredita nisso? Veja o exemplo da Apple, uma marca que não tem consumidores, têm fãs que se dispõem a acampar em frente às lojas apenas para vivenciarem a experiência de comprar um novo aparelho.  Ou no caso da marca “Havaianas” que teve sua virada nos anos 90 e deixou de ser um artigo subvalorizado utilizado somente por pessoas humildes e passou a ser referência nacional líder de mercado. Hoje é exportada para o mundo e não tem um brasileiro que não se orgulhe de ter nos pés um par das sandálias.

Mas vale ressaltar que uma marca bem posicionada não é aquela que ocupa sempre o primeiro lugar e sim aquela que honestamente se coloca de forma clara e objetiva na mente do consumidor seja na posição que for.

Um exemplo clássico disso foi a Pepsi, que consciente da sua posição aqui no Brasil convidou os consumidores a experimentarem seu refrigerante quando não tivesse Coca-cola. Ao invés de tentar ocupar o lugar na rotina dos consumidores, a Pepsi se posicionou como sendo a melhor segunda opção no segmento, e com esse posicionamento bem definido aumentou assim sua participação no mercado.

Se você perceber isso você começará a entender o poder de uma Marca forte e bem posicionada.

O Branding é um conjunto de estratégias responsável por conquistar e gerenciar essa posição única para a sua marca, de forma que ela transmita os valores, diferenciais e propósito do negócio, mapeando durante todo o processo os pontos de contato entre a marca e seu público interno ou externo.

Esse processo é fundamental para compor seu DNA. Além disso, define quais são os principais atributos que devem ser pensados em qualquer estratégia de marketing e comunicação da empresa.

É comum pensar que o posicionamento e Branding só faz sentido para grandes empresas. No entanto, pequenas e médias empresas também devem se apropriar dessas atividades, beneficiando-se das vantagens proporcionadas. Marca com posicionamento e valores bem construídos têm muito mais chances de cativar consumidores, fidelizá-los e torná-los defensores da sua empresa, independente do tamanho que ela tem.

Por isso, é importante compreender que uma boa marca vai muito além de um logotipo “bem feito” ou uma identidade visual “bonita”, esteticamente falando.

Quer saber como construir uma proposta de valor forte para sua marca? Vem ser Roxo com a gente.

Veja também!

Branding + Design + Marketing + Web
Sua marca é o rebelde, o herói ou o amante? Descobrindo arquétipos da marca.

Existe sempre uma qualidade indescritível e atraente para as marcas mais queridas do mundo. Estamos apaixonados pela...

Existe sempre uma qualidade indescritível e atraent...

16 Mar. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
A importância do branding para StartUps

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre você depois de sair da sala” – Jeff Bezos, Amazon

<...

“Sua marca é o que as pessoas dizem sobre voc...

06 Oct. 2018 - por Adriano Frachetta
Branding + Design + Marketing
O que pequenas empresas podem aprender sobre como criar uma marca duradoura.

Uma vez que você inicia um negócio, a parte difícil do empreendedorismo é manter seu negócio funcionando. Um ite...

Uma vez que você inicia um negócio, a parte difíc...

17 Apr. 2018 - por Adriano Frachetta

© 2012-2018 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.