Estúdio Roxo

Os principais elementos na hora de criar a identidade visual da sua marca.

29 Ago. 2018
categoria Branding + Design + Marketing

“Sua marca é o investimento mais importante que você pode fazer em sua empresa”, Steve Forbes.

Branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, grande ou pequeno, varejo ou B2B. Uma estratégia de branding eficaz oferece uma vantagem importante em mercados cada vez mais competitivos. Mas o que exatamente significa “branding”? Como isso afeta um pequeno negócio como o seu?

Simplificando, branding é sua promessa para o seu cliente. Diz-lhes o que podem esperar dos seus produtos e serviços e diferencia a sua oferta da dos seus concorrentes. Sua marca é derivada de quem você é, quem você quer ser e quem as pessoas percebem que você é.

Uma marca poderosa conta uma história poderosa e cria conexões significativas com seus clientes existentes e potenciais. Criar uma marca é criar a personalidade do seu negócio, é uma promessa da sua reputação e qualidade.

Você é o inovador em seu segmento? Ou o experiente e confiável? Seu produto é a opção de alto custo e alta qualidade ou a opção de baixo custo e alto valor? Você não pode ser ambos, e você não pode ser tudo para todas as pessoas. Quem você é deve se basear até certo ponto em quem seus clientes-alvo querem e precisam que você seja.

Antes de falar sobre os principais componentes da identidade visual da uma marca, vamos definir o que é marca e o que é identidade visual.

Uma marca é um conceito de seus métodos de marketing e comunicação. É o relacionamento entre você e seus clientes, é o que distingue você de seus concorrentes e se diferencia de outros serviços, conceitos ou produtos.

A identidade visual é um conjunto de diferentes componentes que capturam a essência da marca, como site, logotipo, cartão de visita e etc. É um conjunto visual de reconhecimento e fidelidade do cliente. São os elementos que você usa para apresentar sua empresa ao mundo e como você quer que ela seja vista. É tudo sobre visibilidade, reputação e representação.

Elementos que compõe a identidade visual

Quais são os principais elementos que ajudam seus clientes a se conectarem com seus serviços ou produtos em um nível mais profundo?

Logo – esta é a pedra fundamental da sua identidade de marca. Se for bem trabalhada, irá ajudá-lo a destacar-se da multidão e a reconhecer o seu negócio com profissionalismo e confiança. Deve ser atemporal, único e atraente para o seu cliente ideal.

Cor – uma identidade de marca completa deve levar em consideração a importância da cor. É muito mais que um aspecto visual, é a primeira percepção da sua marca. É incrível como o uso adequado da cor pode transformar sua marca e trazê-la para um novo patamar. O aspecto mais importante é lembrar que a psicologia das cores pode ajudar você a criar sua identidade de marca, fazendo com que seus clientes em potencial comprem não apenas de você, mas também que comprem sua marca.

Fotografia – imagens bonitas e de alta qualidade são um trunfo significativo para sua identidade visual da marca. O uso correto da fotografia torna o site, blog ou mídia social totalmente atraente. Ao selecionar uma foto, observe atentamente o estilo, iluminação, composição, cores, humor e sensação geral. Sempre se pergunta: “Ela captura a essência da minha marca?” E “Ela conta a história da minha empresa?”. Você ficará surpreso como o uso correto da fotografia irá ajudá-lo a evocar todas as emoções associadas ao seu negócio.

Tipografia – o poder mais importante de usar as fontes certas é aumentar a memorização da marca e comunicar os pontos fortes da sua marca. É uma extensão da personalidade e da voz da sua marca. Se você quer que sua marca seja elegante, divertida, séria ou excêntrica, as fontes certas o ajudarão a criar a atmosfera certa e fazer associações com sua marca. Se você está procurando uma fonte distinta e elegante para o seu negócio, você pode emparelhar uma fonte elegante e feminina aos seus títulos com tipografia elegante e moderna para a sua cópia do corpo.

Ícones – os ícones representam os valores e a promessa de uma marca. É esse toque extra que você pode precisar dar para suas comunicações. Os ícones escolhidos corretamente, por exemplo, ícones de mídias sociais, dão um caráter visual à sua marca.

Pattern – Eles dão esse brilho extra, elemento de estilo e muitas vezes desempenham um papel vital em tornar uma marca mais reconhecível. O pattern pode ser usado em um site, na papelaria, nas embalagens, etc. Se você gosta de usar sua imaginação, você pode misturar e fazer padrões diferentes, como formas geométricas, bolinhas, florais e triturá-los com cores neutras.

Tom de voz – Crie uma “voz” para sua empresa que reflita sua marca. Essa voz deve ser aplicada a toda comunicação escrita e incorporada nas imagens visuais de todos os materiais, on-line e off-line. Sua marca é amigável? Tenha uma linguagem informal. É chique? Seja mais formal.

Criar sua identidade de marca visual memorável não é fácil, mas é definitivamente divertido, inspirador, um processo cuidadoso e criativo, repleto de momentos surpreendentes. Além disso, também não há nada mais gratificante do que ver sua marca se desenvolvendo e interagindo com seus clientes. A soma dos elementos acima mencionados ajudará a iniciar um processo de tornar sua marca única e bonita. Em harmonia, eles farão seu negócio se destacar.

Quer criar sua marca? Vem ser Roxo com a gente.

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