Estúdio Roxo

AutoChef

Como inovar o mercado de restaurantes self service usando a tecnologia para melhorar a operação.

O que fizemos

Posicionamento estratégico
Criação de nome para empresa
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade visual
Embalagens
Material institucional
Material promocional
Web design
Site Institucional

Um restaurante de sucesso precisa de pratos gostosos, de uma gestão eficiente e de uma marca que gere impacto.

 

Cenário

Por sua comodidade, rapidez e diversidade de pratos, os self services são os estabelecimentos de alimentação preferidos por pessoas que tem o hábito de almoçar fora de casa.

Um dos grandes gargalos desses estabelecimentos está no processo de pesagem dos pratos. As filas, anotações manuais, falta de ajustes na balança, erros de digitação geram retrabalho e um grande desperdício de tempo e dinheiro.

O AutoChef, sistema de pesagem automática é uma startup com um produto inteligente que elimina o operador da balança nos restaurantes self service.

Trata-se de um sistema para se trabalhar com produtos alimentícios de diferentes preços por quilo. Após a pesagem na balança, o item é inserido em uma comanda numerada e impressa na hora.

Muito superior a balança etiquetadora, ele permite a geração de relatórios de tudo o que passou pela balança.

Dessa forma, o cliente é atendido de forma mais rápida, não é necessário fazer a anotação manual em comandas e tudo que foi pesado fica registrado no sistema, evitando desperdícios e melhorando a gestão do negócio.

O AutoChef trabalha sem a necessidade de um funcionário, gerando maior velocidade, economia e autonomia para o restaurante.

Além de restaurantes, o sistema também pode ser utilizado em rotisseries, sorveterias, pet shops, lojas de bolos, docerias e qualquer estabelecimento que realize operações de pesagem.

Diagnóstico

Dentro deste entendimento, o desafio do Estúdio Roxo era criar uma identidade visual que transmitisse o poder inovação e os benefícios do produto de forma clara e objetiva, para que fosse rapidamente entendida e adotada pelos comerciantes.

Uma estratégia de branding top para o sistema de autoatendimento mais utilizado em restaurantes de todo o Brasil.

 

Solução

O naming deu início ao processo de criação da identidade visual.

Comerciantes são pessoas muito práticas, objetivas, que querem soluções rápidas. Por isso, o nome tinha que estar conectado à entrega do produto.

Auto vem de automação, automático e também da pessoa ou máquina que faz as coisas por conta própria. Chef vem da profissão “chef de cozinha” e também remete a um status premium, refinado, alguém que se destaca dos demais.

A união desses dois termos deu origem ao nome: Autochef. Antes do lançamento foi realizada uma pesquisa com comerciantes e o nome encontrou grande adesão, o que se confirmou também após seu lançamento.

A fonte escolhida foi a Cholla Unicase, que é clean, moderna e um desenho que tem bastante personalidade, também remete a tecnologia.

O grande diferencial tangível do AutoChef é sua impressora e sua comanda. Por isso, o ícone da impressora foi incorporada à marca. Já o ícone da comanda serviu de base para a composição do pattern.

O verde foi escolhido como cor primária pois ele remete à ideia de assertividade, aprovação, liderança. Também está associado à confiança, credibilidade, vanguarda.

Como cor secundária aparece o cinza, que está fortemente vinculado à área de tecnologia, seriedade, racionalidade.

A marca se mostra muito versátil, sendo facilmente aplicada no vestuário, peças de comunicação, brindes, etc.

Resultado

Além de pioneiro em inovação, o AutoChef é hoje o sistema de autoatendimento super utilizado em restaurantes de São Paulo.

Sua marca é facilmente reconhecida por comerciantes do setor de alimentação, que a associam à credibilidade, inovação e melhor rendimento e o objetivo da empresa agora é levar para outras regiões do Brasil.

 

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