Estúdio Roxo

Fiquem Sabendo

Muito mais do que criar uma marca, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma caixa de diálogo direto entre as informações do poder público e os cidadãos comuns.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Tom de voz
Logotipo
Identidade visual
Brandbook
Material institucional
Material promocional
Website

Desenvolver uma identidade visual para um marca nativa digital.

 

Cenário

Fiquem Sabendo é um site de jornalismo de dados independente, que se propõe a revelar informações de interesse social que o poder público não divulga.

A missão é veicular, por meio de uma linguagem clara, transparente e de fácil compreensão, séries estatísticas que permitam ao leitor compreender como os serviços públicos estão sendo prestados em São Paulo e de que forma o dinheiro do contribuinte está sendo gasto.

Utilizam como principal meio de obtenção de dados os sites dos Serviços de Informação ao Cidadão, criados pelo poder público, por determinação da Lei nº 12.527/2011. Conhecida como Lei de Acesso à Informação, ela entrou em vigor no dia 18 de maio de 2012 e tem de ser obedecida por todos os órgãos da administração pública direta e indireta do país.

A proposta é contextualizar números que afetam a vida de milhões de pessoas e contar as histórias de algumas delas, por meio de texto, fotos, infográficos e vídeos.

A divulgação desse conjunto de dados é livre e independe de citação do trabalho desenvolvido por este site. Não são disponibilizadas informações sigilosas nem pessoais, classificadas desta forma por determinação legal, para não incorrermos no crime de divulgação de segredo, previsto no art. 153, § 1o-A, do Código Penal.

O tom urbano traduz o cotidiano das grandes metrópoles brasileiras.

 

Diagnóstico

O Estúdio Roxo percebeu que o volume de informações geradas tem um grande apelo e interesse geral. A linguagem deve ser fácil e acompanhar a velocidade das informações.

Solução

Para compor a logomarca foi desenvolvida uma caixa de diálogo que envolve o nome e remete às informações que são divulgadas no site. A tipografia sem serifa facilita a leitura, deixando clara a mensagem que será transmitida.

O conceito urbano fica por conta dos scketchs que estão presentes em toda a comunicação e fazem referências aos edífcios e as paisagens típicas de grandes cidades. A cor escolhida foi o amarelo, pois proporciona concentração e atenção.

A página do facebook acompanha a identidade da marca é uma ferramenta poderosa para levar os leitores para o site, local que centraliza 100% das informações levantadas.

O site é a principal ferramenta da empresa, feito em 2015 já acompanhou a tendência do consumo móbile, é totalmente responsivo e integra-se bem com a rede social porta de entrada. Os tópicos criados facilitam o filtro de quem quer se aprofundar em determinado assunto, com fácil navegação permite a permanência do visitante sem muito esforço.

Resultado

O resultado deste trabalho vai além do volume de acessos, mas uma base muito engajada que aumenta a relevância do conteúdo e coloca o site numa posição privilegiada.

Visite o site.

Gostou? Vem ser ROXO como a gente!

© 2012-2019 Estúdio Roxo - Todos os direitos reservados.