Kaeru Foods | Alimentação e Bebida

Desafio ninja: reposicionar a marca tornando-a mais moderna, evidenciando seus diferenciais de qualidade e sabor e mantendo as referências das tradições japonesas.

O que fizemos

Plataforma de marca
Posicionamento estratégico
Criação de Marca
Tom de voz
Sistemas de Identidade visual
Embalagens
Ilustrações
Material institucional

O que um sapo representa para você? Para a Kaeru Foods significa sorte, muita sorte.

 

Cenário

A Kaeru é um negócio familiar que há muitos anos comercializa doces e salgados japoneses nas proximidades do Colégio Bandeirantes, em São Paulo.

Um dos filhos, após anos estudando marketing, sugeriu que a família implementasse o serviço de delivery para expandir o negócio.

A ideia é ótima e poderia apontar a empresa para um novo patamar. Contudo, era necessário alinhar a marca a este novo momento, uma mudança que transmitisse com maior fidelidade a tradição e qualidade de seus produtos e, ao mesmo tempo, mostrasse que se trata de uma empresa alinhada aos novos tempos.

Diagnóstico

O Estúdio Roxo identificou que era necessário fazer um rebranding para dar um upgrade na marca e na identidade visual, tudo com muita atenção e cuidado, já que a cultura japonesa valoriza muito a tradição, a cultura e os hábitos.

Fazer a marca ser sinônimo de doces e salgados japoneses, que podem ser degustados no conforto de casa.

 

Solução

Kaeru em japonês significa sorte.  Uma palavra com um significado muito forte. Por isso ela foi mantida e no lettering foi usado a fonte DIN com bold, que é de fácil leitura, clean e que ao mesmo tempo transmite objetividade.

O Foods (“Alimento”, “Comida”, em inglês) foi adicionado de forma discreta como uma especificação de marca, para ambientar melhor o negócio para os clientes.

O nome com este descritivo atual também possibilita a internacionalização da marca e abre caminhos caso a família queira ampliar ainda mais o negócio, abrindo, por exemplo, uma rede de lanchonetes.

Para compor a marca mantivemos o sapinho com o ideograma japonês da sorte na barriga, mas com um novo desenho, mais moderno, sorridente tornando-o um ícone simpático e amigável.

O chapéu de mestre-cuca deu um toque todo especial ao sapo, como se ele fosse o chef do local. O sapinho traz muita personalidade à marca, e por isso ele está presente em diversos materiais, como testeira, uniforme, cardápio, sacolas, caixinhas, etc.

Detalhe para a cor vermelha do ideograma, que foi uma solução que encontramos para manter a referência ao sapinho original.

Ainda inspirados no simpático batráquio, utilizamos como cor primária o verde, mas não um verde qualquer. É um verde alegre, vibrante e cheio de vida.

Como cor de apoio usamos o vermelho, que faz um contraponto interessante com o verde, enaltecendo ainda mais algumas características estratégicas.

Como ficamos apaixonados pelo sapinho, ele foi usado para compor o pattern, feito com uma malha de sapinhos em sequência, junto com outros desenhos.

Nas embalagens, que são atualmente o principal ponto de contato dos clientes com a marca, usamos o papel Kraft, que tem uma forte conexão com a cultura nipônica, além de ser um material de boa qualidade e que evidencia ainda mais o aspecto orgânico, natural da marca.

Resultado

O resultado deste trabalho veio ao encontro da nova filosofia da empresa, o de trabalhar o delivery como forma de expansão. O sapinho vem expandindo suas fronteiras e sendo muito bem recebido pelos clientes, que identificam na Kaeru Foods uma empresa de qualidade e tradições japoneses e, claro, quitutes deliciosos.

Visite o site da Kaeru.


Gostei!
Quero uma marca apaixonante.