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A identidade da sua marca traduzida para o espaço físico: ambientação estratégica.

A ambientação de espaços corporativos tem participado cada vez mais das estratégias de empresas que buscam se conectar melhor com seus clientes e melhorar o cotidiano de seus funcionários.

A organização espacial bem pensada influencia muito a produtividade e o bem-estar das pessoas que convivem no mesmo ambiente de trabalho, principalmente se estamos falando de atividades que demandam muito foco, criatividade e tarefas em grupo.

Um espaço iluminado de maneira confortável, que dispõe estrategicamente os móveis e os objetos de decoração e tem seus ambientes tão integrados quanto bem delimitados e sinalizados, concentra um imenso poder de influência e de inspiração que afeta significativamente os clientes, os colaboradores e os compradores em potencial do produto ou do serviço fornecido por aquela marca.

E como alcançar a melhor ambientação, pensando estrategicamente? Já que a disposição dos elementos que compõem o espaço é tão fundamental, como projetar um espaço físico que reflita o que as empresas têm de melhor?

É simples: a ambientação precisa ser uma parte da estratégia de branding.

Através de uma identidade visual bem construída e de um projeto arquitetônico bem alinhado com ela, é possível transformar um espaço simples em um ambiente riquíssimo da própria essência da marca.

Partindo da amplificação das cores e dos elementos visuais para começar a definir um projeto de ambientação, também é preciso considerar a praticidade e a funcionalidade do espaço, afinal os funcionários e os clientes precisam se sentir confortáveis e satisfeitos para que a ambientação faça sentido e cumpra o seu papel estratégico.

Junto com a identidade visual, os outros elementos que participam da construção das marcas também precisam estar refletidos na ambientação: o tom de voz, sua missão, sua visão, os valores e os conceitos por trás de sua entrega.

Exemplificando: se estamos falando de uma empresa mais jovem, descolada e inquieta, podemos considerar um ambiente mais desconstruído, mais “diferentão”, que não siga tantos padrões. No caso de uma marca conservadora, mais séria, é ideal projetar um ambiente que reflita essa sua consistência mais sólida e estável.

A gente já sabe há um bom tempo que a maior parte das decisões que tomamos não são conscientes, elas partem do nosso inconsciente e fazem com que pareça que algo sente, pensa e decide por nós antes mesmo de pararmos para pensar sobre aquilo.

Da mesma forma que raciocinar faz parte da essência da nossa mente, é da natureza humana absorver e internalizar percepções que chegam a nós através dos nossos sentidos, provocadas por intervenções externas.

Os estímulos visuais aparecem como um dos maiores aliados do marketing, da publicidade e do branding. Quando essas estratégias alinhadas com o sentido da visão se unem ao design, a empresa concentra em suas mãos um potencial enorme de influenciar o comportamento, a produtividade e o consumo das pessoas.

Vamos te dar exemplos de ambientações maravilhosas que projetamos aqui no Estúdio Roxo para as marcas que tivemos a honra de atender!

Inova + Trade

O projeto de ambientação que fizemos para esta agência, que integra serviços de trade marketing através de uma perspectiva inovadora, muito moderna e tecnológica, reflete sua mentalidade confiante, sua expressiva identidade visual e seu jeito inquieto de ser.

Vemos um resultado onde a aplicação inteligente do laranja principal combinado com as cores de apoio, como o cinza, confere um ar importante de seriedade para o ambiente, complementando a atmosfera moderna trazida pela decoração e pelas cores mais fortes. A iluminação foi pensada de uma maneira ousada e articulada com a luz natural para produzir uma atmosfera confortável mesmo com cores fortes. Um exemplo maravilhoso de ambientação de agência! 

Confira o case completo em Inova + Trade.

Furriel

A ambientação deste escritório de arquitetura com viés sóbrio e minimalista foi feita em um rebranding para reiterar sua personalidade contemporânea que aprecia linhas, formas e elementos bem estruturados.

O projeto se baseia na paleta de cores da identidade visual que tem a cor preta como base e o amarelo como diferencial, e combina essa sobreposição expressiva de cores com linhas minimalistas e super conectadas com a essência da marca.

Pensamos em aproveitar a luz natural e trouxemos plantas envasadas para reafirmar um aspecto importante deste cliente: a valorização da natureza. Vemos um ambiente que consegue unir sobriedade, autenticidade e conforto de um jeito que inspira a criatividade e as trocas de experiências entre os colaboradores. É assim que a gente ajuda a magia a acontecer!

Confira o case completo em Furriel.

Fancy Goods

Neste projeto cheio de fofura a ambientação de fachada foi feita para uma loja que comercializa presentes criativos e artigos de papelaria em geral. Localizada no bairro da Liberdade em SP, era fundamental que ela se destacasse por suas cores alegres e sua atmosfera afetiva e carinhosa.

Usamos e abusamos das inúmeras cores da identidade visual e aplicamos os elementos visuais super carismáticos na fachada da loja e em um lindo painel instagramável para os clientes se divertirem e é claro, divulgarem toda a graciosidade da marca por aí.

Confira o case completo em Fancy Goods.

Blue Telecom

Aqui foi feita a ambientação de uma empresa de telecomunicação que traz um viés humanizado para o mercado. Eles produzem e comercializam sistemas de telefonia e de internet e são muito focados na satisfação de seus clientes, uma empresa bem amigável e parceira.

Pensando nisso, trouxemos para o espaço a identidade visual da Blue Telecom, utilizando o azul principal para refletir a tecnologia e a criatividade presentes em sua natureza e as cores da paleta secundária para compor um espaço eclético, confortável e que comporta a diversidade de seu público.

Confira o case completo em Blue Telecom.

Coxinhaz

Neste projeto nós fizemos a ambientação de um quiosque de salgadinhos de festa que tem como destaque a famosa coxinha. Com uma variedade interessante de salgados, eles têm receitas únicas e deliciosas que fidelizam os clientes e provocam a aderência de cada vez mais pessoas aos seus produtos.

Pensamos um lugar aconchegante e descontraído que acomodasse bem o público e o conectasse mais profundamente com essa marca que traz o diferencial da altíssima qualidade: salgadinhos crocantes por fora, macios por dentro e com um temperinho caseiro que cativa qualquer um.

Confira o case completo em Coxinhaz.

Bser

Esta empresa de engenharia traz um diferencial interessante de apontar para o futuro, com um olhar sensível voltado para seus clientes e muita inteligência para lidar com grandes projetos e construções.

Na ambientação, trouxemos um espaço moderno com cores escuras e sóbrias combinadas com o laranja que expressa os diferenciais da marca. Também aproveitamos o pattern em pontos estratégicos, como no balcão da recepção, para trazer uma variedade de elementos e assim conectar visitantes, colaboradores e clientes.

Confira o case completo em Bser.

Pizza For Fun

Neste projeto de branding para uma pizzaria super descolada e autêntica que tem seu cardápio totalmente livre de glúten, fizemos uma ambientação bem original e descontruída, trazendo o tom de voz informal da marca, seus elementos visuais incomuns e sua expressiva combinação de cores.

Chegamos a um espaço gourmet bem aconchegante que inspira descontração e promove a verdadeira experiência Pizza For Fun. As cores, os elementos visuais, a disposição dos ambientes do salão e as frases expostas que reforçam o tom de voz da marca se combinam formando um espaço inteligente, integrado e que é a cara da empresa.

Confira o case completo em Pizza For Fun.

Concreto Seco

Para esta empresa voltada para a engenharia civil que entrega soluções inteligentes na administração de pessoas e obras, projetamos um ambiente sóbrio que inspira inteligência e boas ideias.

No escritório utilizamos as cores escuras de apoio e o vermelho como diferencial, promovendo uma atmosfera que conecta originalidade e tranquilidade. Os elementos visuais da identidade também foram aplicados no balcão de recepção e nas paredes trazendo um ar bem moderno que reflete a essência da marca.

Confira o case completo em Concreto Seco.